Retirada de tumores cutâneos / Tratamento para câncer de pele


O câncer de pele é o crescimento desordenado de células que sofreram algum tipo de alteração genética e perderam o controle de suas funções. Uma combinação de fatores favorece este processo de mutação. Entre eles, no topo da lista, está a exposição excessiva ao sol, sem proteção. Sinais ou pintas de nascença que sofrem alteração, ou feridas que não cicatrizam devem receber atenção especial.


Pra prevenir o câncer de pele é importante observar os cuidados com a exposição ao sol. Crianças devem receber atenção redobrada, pois a ação do sol sobre a pele é cumulativa e os resultados só aprecem com o avançar da idade.


A retirada das lesões cutâneas suspeitas ou diagnosticadas como tumores de pele normalmente é o meio mais eficaz para fazer o diagnóstico . Entretanto, o tratamento mais adequado vai depender do tipo de câncer, do estágio em que ele se encontra e das condições clínicas do paciente em questão. Quanto mais cedo for detectado o câncer de pele, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances de cura. O procedimento normalmente é realizado com anestesia local e deixa uma pequena cicatriz.